segunda-feira, 16 de setembro de 2013

IMUNIDADE CAPILAR E A ALOPECIA AREATA


           
            O que é Imunidade? O que é Alopecia Areata? Existe tratamento?
            O corpo humano saudável é equipado com um poderoso conjunto de ferramentas para resistir ao ataque de microrganismos invasores (como vírus, bactérias e parasitas). Infelizmente, este conjunto de ferramentas, conhecido como o sistema imunológico, às vezes dá errado e ataca o próprio corpo. Estas respostas imune equivocada são referidos como auto-imunidade. Uma doença autoimune é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano.
            A alopecia areata: Alopécia significa "queda de cabelo" e Areata é uma palavra de origem grega que significa "temporária",  conhecida popularmente como pelada, é uma doença caracterizada pela queda repentina de pelos e/ou cabelos em áreas específicas, mas sem provocar alterações na pele destas regiões. A área afetada apresenta-se arredondada ou oval, e geralmente sem sinais de irritação nem inflamação. Somente em alguns casos é que ocorre prurido ou queimação. O couro cabeludo é a área mais frequentemente afetada. Geralmente, ocorrem poucos episódios isolados durante a vida da pessoa, e os pelos voltam a crescer, completamente ou de forma parcial. Alopecia areata é considerada leve, quando menos da metade do couro cabeludo é afetado, ou extensiva, quando mais da metade do couro cabeludo está envolvido. Há nove sub-tipos de alopecia areata, com base no padrão e localização da perda de cabelo. Em situações mais delicadas, ela pode se manifestar de forma crônica, podendo evoluir para a alopecia total (ou totalis), que é um quadro no qual todo o couro cabeludo é comprometido; ou alopecia universal (ou universallis), em que há a perda total dos pelos do corpo. Geralmente eles nascem mais claros e finos, adquirindo suas características normais em até um ano. Ela acomete tanto homens quanto mulheres, e suas causas não são completamente elucidadas. Sabe-se somente que fatores emocionais e problemas relacionados à imunidade propiciam o quadro, e que ela é mais frequente em pessoas que possuem histórico familiar positivo para a alopecia. Cerca de 2% da população é portadora deste problema, e em pouco mais da metade dos casos, são pessoas menores de vinte anos de idade. Na alopecia areata, os folículos pilosos afetados são atacados equivocadamente em grupos pelo próprio sistema imunológico de uma pessoa (glóbulos brancos), resultando na prisão do estágio de crescimento do cabelo. Estes folículos afetados tornam-se muito pequenos, diminui drasticamente a produção, e crescem sem pêlos visíveis acima da superfície por meses ou anos. O couro cabeludo é a área mais comumente afetada. A história natural da doença é extremamente variável. Durante a vida, podem ocorrer diversos episódios de queda, seguidos de recuperação parcial ou total do cabelo perdido. Pode haver queda num local e crescimento em outros; mas, a perda também pode ser irreversível.
            O diagnóstico deve ser feito pelo profissional capacitado, neste contexo o Tricopatologista Capilar. Esse profissional é também responsável pela indicação do tratamento mais adequado para o caso, esta orientação é importante, principalmente, por se analisar as relações de custo-benefício entre doença e tratamento, freando sua evolução. Assim, quanto mais cedo buscar ajuda profissional, melhor os resultados. Como a alopecia, em muitos casos, afeta a segurança e autoestima da pessoa, auxílio psicológico também é recomendado – até porque fatores emocionais podem desencadear tais eventos. Atingindo ambos os sexos e diversas idades, esta queda é geralmente assintomática – mas queimação ou coceiras locais podem ocorrer.  É uma doença benigna, mas capaz de provocar problemas de ordem psicológica, decorrentes de sentimentos de vulnerabilidade e baixa autoestima – tanto para o portador quanto para a sua família.
            Para muitas pessoas, a alopecia areata é vivida como um trauma. A doença também pode ser traumática para os pais ou outros membros da família daqueles que têm a doença. Muitas pessoas que sofreram traumas acham útil conversar com um profissional de saúde mental que podem ajudá-los a trabalhar com seus sentimentos e aprender habilidades de enfrentamento. Uma boa maneira de saber se você precisa de aconselhamento é analisar como a alopecia areata está afetando sua vida. Embora enfrentando as reações psicológicas mencionadas acima, é comum, se os seus sentimentos são intensos ou esmagadores, ou se os seus sentimentos e reações são persistentes, o aconselhamento e tratamento deve ser considerados. Se a alopecia areata tem causado uma mudança dramática em sua vida, por exemplo, se você não participar de atividades que costumava trazer alegria para sua vida, se você está faltando trabalho ou à escola com freqüência ou se você não sente que pode falar ou chegar para aqueles que estão perto de você, sugerimos que você pode precisar de um profissional capacitado e treinado, que lhe proporcionará tempo para se concentrar em suas próprias experiências específicas e fornecer um ambiente seguro no qual você pode compartilhar assuntos confidenciais.
            Os tratamentos atuais de primeira linha são as Tricoterapias com Tricoterapicos (produtos fitocosmecêuticos) que possuem alta concentração de princípios ativos, com base na tricologia, naturologia, nutrição e através de aparelhos modernos para análise, massagens e estímulos, como a laserterapia, eletroterapia, aliados a psicologia, realizando um trabalho holístico no Tricopaciente e estimulando o folículo a produzir o cabelo novamente, e os tratamentos precisam ser continuados até que a doença se desligue. Vale lembrar que, mesmo assim, não há como se prevenir em 100% de eficácia as reincidências da doença.

ELIS BARRETO

Tricoterapeuta Naturóloga Capilar

4 comentários:

  1. Gostaria primeiramente de agradecer a Deus pela oportunidade de crescimento na área capilar, sempre me vi voltada para o novo, tenho muitas clientes que me perguntam sobre queda, ressecamento, por que meu cabelo é oleoso, enfim, me sentia frustrada em não ter as respostas, vejo hoje no curso de Tricoterapeuta, um mundo novo, cheio de respostas antes não alcançadas... Estou APAIXONADA, sonho em completar os 5 niveis e com fé em Deus chegar a Mestre!!!

    ResponderExcluir
  2. EU MAL ESTOU COMEÇANDO E JÁ ME VEJO NOS NIVEIS MAIS AVANÇADOS.KKK
    MUITO FELIZ E REALIZADO!!
    SILVÂNIA-GO

    ResponderExcluir
  3. Qual o remédio que devo usar contra isso .

    ResponderExcluir
  4. Eu tô existe um remédio que possa acabar com isso pois incomoda

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer seu comentário!