segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ALOPECIA AREATA- UMA VISÃO GERAL


A alopecia areata é uma doença que se caracteriza pela queda repentina de cabelos e/ou pelos em determinada área do corpo, geralmente no couro cabeludo. Possui padrões diferenciados e tem evolução progressiva. Costuma ser assintomática, mas alguns pacientes apresentam uma sensação de queimação ou prurido na área afetada.

É classificada de acordo com o seu padrão, podendo ser localizada, focal (limitada) ou difusa (espalhada). Assim, pode ser reticular (queda extensa), em ofíase (queda nas laterais, partes inferior e posterior da cabeça), em esaifo (contrário de ofíase com preservação somente das áreas citadas), total (queda completa de cabelos) e universal (queda completa de cabelos e pelos).

Entre as possíveis causas estão a predisposição genética e os fatores desencadeantes como processos imunológicos (doença auto-imune, quando o sistema imunológico ataca as células do próprio corpo) e estresse emocional. Muitos pacientes associam a crise de alopecia a algum evento estressante ocorrido pouco antes.

Entre as características físicas da doença que podem ser encontrados no exame físico, durante a consulta, estão: pontos homogêneos sem cabelos, redondos ou ovais, um pouco avermelhados ou com cor normal; cabelos com raízes finas; perda de pelos em outras áreas do corpo; fácil desprendimento dos fios ao puxá-los próximo à área afetada.


Em todas as formas de alopecia areata, os folículos pilosos permanecem vivos e estão prontos para retomar a produção normal dos cabelos sempre que receberem o estímulo adequado como os tratamentos Tricoterapêuticos.


Entre estes estão o uso da Psicotricoterapia Holossoma (onde será trabalhado o equilíbrio); Técnica do Peso (onde será trabalhado o psicológico); Eletroterapia; Laserterapia; produtos Tricoterápicos (produtos naturais para tratar o couro cabeludo); massagem; relaxamento; Aromaterapia; promoção à auto estima e auto confiança e combate ao estress e ansiedade (fatores promotores da queda).

GENI MENDES

2 comentários:

  1. JÁ TIVE UMA AMIGA QUE TEVE ESTA DOENÇA
    MAIS SE CUROU COM ERVAS LEMBRO QUE ELA USOU QUINA
    SILVÂNIA-GO

    ResponderExcluir
  2. Amigo Gabriel.. ela usou quanto tempo?

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer seu comentário!